Total de visualizações de página

domingo, 27 de março de 2011

Marketing de conteúdo, o que é e como utilizá-lo

Não sei até que ponto você conhece a história da Empreendemia (nossa empresa), mas basicamente éramos 3 moleques com um sonho na cabeça, quase nada de grana pra investir em publicidade e ninguém nos conhecia.

Pouco mais de 2 anos depois, atualmente somos 8 moleques com um sonho na cabeça e continuamos sem muita grana pra investir em publicidade. Porém, uma coisa mudou. Agora somos conhecidos em todo o Brasil e quem sabe até nosso bairro!

Essa expansão que nossa marca teve da minha kitnet para o Brasil se deveu principalmente a um grande fator: o marketing de conteúdo. Confira as lições aprendidas.

Marketing de conteúdo

Acerte no alvo na sua divulgação

Marketing de conteúdo é muito barato, no longo prazo
Na teoria, escrever conteúdo é muito barato, quase de graça. Na prática, nem tanto, já que exige um recurso bastante escasso, tempo.

Como no começo não tínhamos nada para fazer tínhamos bastante tempo livre, foi razoavelmente fácil colocar a criação de conteúdo como pilar principal da nossa estratégia de marketing. Com o tempo, percebemos que mesmo tendo bastante coisa pra fazer, o investimento no blog se compensava muito.

O principal motivo para esse custo baixar com o tempo é o famoso efeito bola de neve. Conforme o tempo passa, você aumenta sua base de seguidores no Twitter, assinantes da newsletter, conteúdo indexado pelo Google, etc.

Ou seja, com o mesmo esforço seu alcance fica cada vez maior.

Marketing de conteúdo te traz muitas visitas pelo Google
Uma das maravilhas da vida moderna é o Google. Além de encontrar o que você procura, é uma ferramenta de marketing poderossísima e pode ser uma excelente fonte de clientes.

Se você constantemente gera conteúdo, você consegue fortalecer a posição do seu site em palavras chave que esteja aparecendo bem, como por exemplo ideias inovadoras, o que é liderança e empreendedorismo no Brasil.

Sem um site dinâmico e com conteúdo interessante, dificilmente você consegue esse novos visitantes vindos do Google.

Marketing de conteúdo te posiciona como referência na área
Caso você convença seu cliente que ele precisa do seu produto, ele ainda terá uma pergunta na cabeça “Tá bom, mas quem é esse cara? Ele realmente entrega o que promete?”.

Caso você entregue conteúdo de qualidade sobre seu setor, isso agrega muito na sua credibilidade. Afinal, se você produz bom conteúdo sobre a área, deve saber do que está falando.

Para mais dicas sobre como fazer isso, recomendo o artigo Como tornar-se um rockstar da sua área.

“Achei bacana, mas não tenho tempo/inspiração pra isso. Como faz?”
A reação de 73,4% dos empreendedores ao ouvir falar sobre marketing de conteúdo é “Muito bacana, mas não funcionaria pra minha empresa. Não tenho tempo nem criatividade o suficiente pra investir nisso”.

Se você se encaixa nos 73,4% que tem esse problema, existe uma excelente solução, contratar uma empresa especializada.

Um exemplo de serviço bem bacana nessa área é a nossa assessoria de imprensa, a Happy Hour Comunicação. Para entender melhor seus serviços e aprofundar seu conhecimento sobre marketing de conteúdo, vale muito a pena dar uma conferida na apresentação abaixo.

Conclusão
Se o marketing de conteúdo é capaz de fazer 2 moleques numa kitnet criarem uma marca nacional, imagina só o que pode fazer pela sua empresa.

Se é essa é uma área que te interessa, recomendamos os serviços de produção editorial da Happy Hour Comunicação.

Um comentário: