Total de visualizações de página

sábado, 30 de abril de 2011

Oracle Partitioning: solução para grandes volumes de dados

Solução promete maior administração e disponibilidade no processo de gestão da base de dados.

Segundo a Oracle, o Oracle Partitioning é a chave mestra para se conseguir desempenho e alta disponibilidade da base de dados ao dividir os índices e a tabelas de informação em componentes menores e mais administráveis.

É o fundamento da estratégia de ILM (Information Lifecycle Management), que alinha por categoria de valor a informação do negócio, criando níveis hierárquicos de importância de dados.

A solução oferece também promete uma ótima execução de tabelas paralelas e seriadas, o que resulta em uma composição de partes agrupadas por ordem, data, região e tipo de cliente.

Entre os benefícios-chave do Oracle Partitioning estão: a redução na busca de dados de minutos a segundos, acesso 24 horas por dia, sete dias por semana a informação crítica do negócio, administração de pequenas frações e grandes volumes de dados, bem como custo eficiente como solução de armazenamento.

Casos de sucesso

I+D México S.A. de C.V. - empresa que administra e opera o sistema de pagamento de pedágio eletrônico no México. Necessitava implementar um sistema de informação confiável, de alta disponibilidade e de fácil acesso, que possibilitasse também o processamento de transações em tempo real para acelerar os fechamentos contábeis e alcançar eficiência operacional. Com a implementação do Oracle Database Enterprise Edition, estabeleceu uma base de dados robusta, que facilitou o acesso de dados confiáveis e de alta disponibilidade, suportando uma demanda maior de transações no pagamento do pedágio. Com a ajuda do Oracle Partitioning melhorou efetivamente o tempo de processamento massivo da informação, reduzindo os fechamentos contábeis de 15 horas para quatro. Além disso, alcançou eficiência operacional no processamento de transações, o que acelerou o processo de faturamento dos clientes em 75%. Produtos e serviços: Oracle Database Enterprise Edition, Oracle Partitioning, Oracle Data Guard e Oracle Real Application Clusters.

“O Oracle Database, Oracle Real Application Clusters, Oracle Partitioning e Oracle Data Guard são a chave para nosso negócio. Fomos capazes de centralizar, manter e processar a informação de maneia rápida, segura e eficiente, o que se traduz em um melhor serviço a nossos clientes”, menciona Jaime Villagran Nevarez, diretor de tecnologia e novos projetos da I+D México S.A. de C.V.

Administración Nacional de Usinas y Transmisión Eléctrica (UTE) - empresa pública uruguaia, dedicada à geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica em todo o país. A empresa necessitava contar com uma plataforma robusta e escalável de aplicativo, bem como de uma boa base de dados para a administração e análise de grande volume de informações. E ainda, precisava melhorar o tempo de resposta dos sistemas de gestão para a distribuição de energia. Com o Oracle Database Enterprise Edition criou uma base de dados que permitiu a UTE estender a visibilidade da informação de análise, agilizando a tomada de decisões administrativas. Utilizou o Oracle Partitioning para obter sucesso na administração do grande volume de dados, o que incluiu 40 milhões de recibos e histórico de informação de 10 anos. Também, melhorou o tempo de resposta nos sistemas de gestão de exploração de energia em 30%. Produtos e serviços: Oracle Database Enterprise Edition, Oracle Partitioning, Oracle Configuration Management Pack e Oracle Weblogic Server Enterprise Edition.

“A Oracle oferece a solidez, flexibilidade e escalabilidade da plataforma que a UTE necessita, em termos de administração e disponibilidade da informação, tempo de resposta dos sistemas de gestão de exploração e distribuição de energia, resultando em um melhor atendimento ao cliente”, diz Julio Marote, gerente do setor de técnicas de sistemas da Administración Nacional de Usinas y Trasmisiones Eléctricas (UTE).

CBSS, Brasil – empresa brasileira de soluções e serviços que administra os cartões Visa Vale, vale alimentação, restaurante, cesta de natal, Flex combustível e vale transporte VT. A empresa conta com 70 mil clientes, 226 mil estabelecimentos conveniados e 5,4 milhões de cartões. Entre os desafios que enfrentou a CBSS estavam o reaproveitamento do hardware existente com o objetivo de otimizar os serviços que oferece e obter excelente time-to-market para novos produtos. A empresa necessitava ainda de um ambiente unificado, escalável, de alta disponibilidade e com serviços Web, que permitisse fazer pedidos e ingressar cartões independentemente do horário, com a facilidade de acessar rapidamente a qualquer produto ou dado atualizado. Em função dessas demandas implementou-se uma plataforma integrada de aplicativos da Oracle de alta disponibilidade, obtendo redução de custos de manutenção e melhora significativa do armazenamento de dados. Utilizou o Oracle RAC para obter alta disponibilidade do sistema, facilitando o rápido ingresso de cartões e acesso a dados atualizados. Criou uma base de dados com o Oracle Database Enterprise Edition e utilizou o Oracle Partitioning para alcançar ótimo desempenho do Data Warehousing. Produtos e serviços: Oracle Database Enterprise Edition, Oracle Partitioning, Oracle VM e Oracle Data Integrator.

“Com a ajuda da Oracle, a CBSS pode implementar um ambiente tecnológico de acordo com as necessidades do negócio, conseguindo reutilizar seus recursos, o que permitiu alta disponibilidade, redução de custos de armazenamento, excelente gestão da base de dados e ótimo desempenho do Data Warehousing com serviços Web que definem muito bem a essência do negócio”, afirmou Nilton Terra,  coordenador de infraestrutura CBSS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário