Total de visualizações de página

sábado, 28 de maio de 2011

As 5 Bases do Marketing Eficaz Precisamos entender as 5 bases do marketing para atingirmos seu principal objetivo: conquistar e manter cliente felizes e satisfeitos. Posso dizer que o marketing desenvolve-se a partir dos conceitos de necessidade, desejo, demanda, produto e serviço.

Existem várias definições para marketing. Todas tentam transmitir e sintetizar esse vasto campo da melhor forma possível, o que não é fácil. O marketing é dinâmico, volátil e está em pleno desenvolvimento. Evolui rapidamente e cria algo novo com muita frequência, e esse é o seu propósito. O mercado muda todo dia e o marketing precisa estar a frente dessas mudanças. Profissionais e organizações precisam estar atualizados em relação a ele. O marketing eficaz é mais rápido que o mercado. Kotler, o maior guru desta área, define marketing como: "uma atividade humana dirigida a satisfazer necessidades e desejos através do processo de troca.". Definições como essa muito nos ajudam na percepção real sobre o tema, mas prefiro a simple definição de Levitt: "o marketing é conquistar e manter clientes." Eu apenas acrescentaria manter clientes felizes e satisfeitos.


Trazendo uma simples introdução (meu objetivo é que você se interesse e estude sobre o assunto) sobre o alvo principal do marketing, que é conquistar e manter clientes felizes e satisfeitos, precisamos entender os 5 pontos fundamentais para atingirmos esse alvo no mercado de hoje. Posso dizer que o marketing desenvolve-se a partir dos conceitos de necessidade, desejo, demanda, produto e serviço.


As necessidades humanas surgem a partir de um estado de privação, onde o indivíduo sente que precisa de algo que ele não possui. A necessidade pode variar das mais básicas, como alimentação e moradia até as mais complexas como uma graduação ou internet móvel. O marketing não cria nessecidades. Sua grande jogada é identificar necessidades dormentes que nem mesmo os consumidores sabem que possuem. Como disse Steve Jobs: " as pessoas não sabem o que querem até nós mostrarmos a elas". O marketing eficaz é mais rápido que os próprios consumidores, ele consegue identificar e gerar meios para satisfazer essas novas necesidade, que podem surgir por vários fatores, mudança cultural, avanço tecnológico, crises, influência das mídias e etc. O marketing eficaz precisa estar sempre um passo a frente, sempre preparado.


Os desejos são nossas necessidades moldadas por nossas características pessoais e principalmente pela sociedade (cultura, tendências, moda, tecnologia...). Quando queremos ir no melhor restaurante da cidade, nossa necessidade de alimentação passou a ser um desejo de comer no melhor restaurante da cidade. Uma pessoa poder ter a necessidade de um carro, mas deseja um conversível vermelho. Diferente das necessidades, o marketing pode e deve criar desejos. Empresas que apenas acompanham os desejos nunca serão líderes do mercado. As grandes empresas são aquelas que criam desejos, principalmente o desejo pela marca (assunto para outro post). O marketing eficaz provoca o desejo nos consumidores.


Outro ponto fundamental e que merece uma atenção especial é a demanda. Aqui está a mina de ouro do marketing. A demanda diz respeito os consumidores que estão aptos a comprar determinado produto ou serviço. O caso do conversível vermelho por exemplo, muitos tem a necessidade de um carro, vários desejam um conversível vermelho, mas apenas alguns tem recursos suficientes para comprá-lo. O marketing eficaz conhece sua demanda, sabe onde ela está, sabe quais seus hábitos de compra e como elas gostam das coisas. Conhecer sua demanda é essencial para definir suas estratégias e planos de marketing. Você precisa agir com o alvo naqueles que podem pagar por seus produtos. Você precisa de lucro.


Agora é hora de satisfazer necessidades, desejos e demandas. Aqui entram os produtos e serviços. O produto é qualquer bem, tangível ou intangível, que gera valor e satisfaz os clientes. Engloba os bens físicos desde carros, móveis, eletrônicos, até cursos, consultorias e consultas médicas. Esses últimos são conhecidos como serviçoes, que são os produtos intangíveis. Gosto de dizer que serviço é um desempenho que gera experiências trasnformadoras. Como já vimos, o marketing evolui e precisa evoluir rapidamente, levando junto com ele os produtos. Para ter sucesso com produtos hoje e amanhã são precisos três aspectos: criatividade, colaboração e responsabilidade social.


Os produtos precisam ser criativos, diferentes. Os clientes estão buscando algo novo que satisfaça seus novos desejos da melhor forma possível. Num mercado competitivo com produtos cada vez mais parecidos, a criatividade é um diferencial importantíssimo. A inovação é uma das pernas do marketing de produtos, a outra é a colaboração.Para melhor satisfazer as necessiades e desejos da sua demanda, nada melhor do que criar produtos com a ajuda dela. Os consumidores querem participar da criação, querem produtos customizados e parecidos com eles. As redes sociais são grandes canais para essa colaboração, fidelizando os clientes, pois eles mesmos participaram da criação de tal produto. Para finalizar, não se importar com a sociedade e meio ambiente é um tiro no próprio pé. Cuidar do planeta é uma necessidade dos consumidores e desenvolver produtos que satisfaçam essa necessidade é está um passo a frente da concorrência. O marketing eficaz cria produtos inovadores com a ajuda dos consumidores sem esquecer da responsabilidade social.


Até agora falei de produtos em geral, englobando os serviços também. Agora falando especificamente, posso dizer que estamos na era dos serviços. Os consumidores buscam experiências que gerem valor e transformação. O lado intelectual está sendo bem mais valorizado. Serviços bem prestados são tão desejados que até um preço mais alto não deixa de atrair clientes. Antes, os produtos tangíveis determinavam os serviços (manutenção, consertos, limpeza...), hoje e principalmente amanhã os serviços farão a diferença e determinarão o sucesso dos produtos. Num mercado com produtos iguais, com tecnologias parecidas, os serviços fazem a grande diferença para atração e manutenção de clientes felizes e satisfeitos. Tenha isso sempre em mente: toda empresa é uma empresa de serviços, todo produto precisa de serviços. O marketing eficaz serve o seu cliente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário