Total de visualizações de página

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Cartão Combustível já comprova eficácia

Mais uma ação da Prefeitura de Pelotas, a utilização do Cartão Combustível, coordenada por intermédio da Secretaria de Gestão Financeira (SGF), voltada ao controle e à redução de despesas, já se consolida como exitosa. Somente nos três primeiros meses de 2011, o uso da ferramenta oportunizou uma economia aproximada a R$ 37 mil.
Conforme os dados apresentados pelo gestor da ferramenta e gerente Matricial de Despesas do Comitê da Qualidade da Prefeitura, Guilherme Àvila, a redução mensal média no período foi de R$ 12.263,14, somente na administração direta. O valor apontado tem como referência a despesa com combustível no mesmo período de 2010.
O Cartão Combustível foi adotado pela Prefeitura de Pelotas para utilização na frota da administração direta, e posteriormente foi ampliado o uso da ferramenta na indireta, com a utilização na frota do Serviço Autônomo de Pelotas (Sanep). Tal ferramenta proporciona um maior controle da frota da Prefeitura em tempo real pela Internet. A gestão on-line possibilita identificar os gastos por veículo, histórico da quilometragem e média de consumo por quilômetro/litro e tipo de combustível.
Com a ferramenta, a Prefeitura pretende gerenciar os veículos de forma mais eficiente e completa, tornando os processos organizacionais menos burocráticos e dispendiosos, além da segurança agregada ao uso do cartão. O próximo passo do Comitê, no controle de gastos com a frota, será a implantação da utilização do Cartão Manutenção, que deverá ser implantado ainda neste semestre.
O sistema de controle de abastecimento, assim como a inovação, o Cartão Manutenção, integram uma série de ações que a Prefeitura, por intermédio da Superintendência de Controladoria da SGF, com suporte do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), utiliza para manter o equilíbrio fiscal da municipalidade, e que, somado às receitas próprias, têm sido cruciais para superar a queda nos repasses de recursos oriundos da União.
Autor: Laura Alam - 1928- BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário