Total de visualizações de página

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Caso de Empreendedorismo: A importância do planejamento estratégico

O que você imagina em fazer em um lindo final de semana de sol? É claro que a melhor programação é reunir um grupo de amigos em uma linda chácara: piscina, campo de futebol e… planejamento estratégico?!?!
Pois é, essa foi a programação de oito amigos que resolveram se reunir para discutir os planos futuros da Trilha do Esporte, empresa fundada por mim (Chico) e hoje conduzida por mim e minha esposa (Lene).
Trilha do Esporte
O grupo, extremamente bem liderado por Millor Machado, discutiu alguns aspectos teóricos sobre negócios na internet, comércio virtual e principalmente sobre o mercado consumidor que a Trilha do Esporte deseja atingir. Além disso, discutimos alguns casos de sucesso, tais como: Zappos (leia: Exemplo de bom atendimento – minha experiência com a Zappos) e Camiseteria (leia: A dica mais importante pra quem está começando, por Fábio Seixas).
Ao final do dia, pudemos relaxar um pouco à beira da piscina, apenas para se lembrar que, apesar de todo o trabalho, ainda era final de semana.
No domingo o trabalho começou bem cedo, todos de pé às 8 da manhã para darmos início ao plano de negócios da Trilha do Esporte. Para isso, utilizamos como guia o trabalho de graduação elaborado pelo Millor (Metodologia para elaboração de Plano de Negócios), além do vasto conteúdo do Saia do Lugar e como case principal, o plano de negócios da Empreendemia. De forma prática e objetiva, o plano de negócios da Trilha do Esporte foi tomando forma.
Durante a discussão, pudemos identificar quais são as oportunidades de mercado e soluções a serem oferecidas, além da formatação de um breve plano de marketing, processos de gestão interna e também análise de riscos relevantes ao negócio.
Durante todo o final de semana, pudemos captar novas idéias a respeito do mercado do e-commerce, principalmente com relação ao atendimento ao cliente. Hoje, podemos dizer que temos muito trabalho a ser feito, mas sabemos qual caminho deve ser seguido e principalmente, sabemos onde queremos chegar.
Principais lições aprendidas no planejamento:
  • Mesmo que você já tenha uma ideia sobre o que fazer, colocá-las no papel e estabelecer metas e objetivos faz toda a diferença
  • É fundamental ter um mediador para guiar o processo
  • O bom atendimento é a forma mais eficiente de diferenciar sua empresa
  • Reunir pessoas de áreas diferentes é extremamente importante pra gerar novas ideias
  • O planejamento não precisa ser algo chato trancado em uma sala, por que não fazê-lo em um chácara?
O grupo que se reuniu naquele final de semana foi essencial para o futuro da Trilha do Esporte.
Ficam aqui nossos sinceros agradecimentos a Millor, Ricardo, Deivison, Marina, Daniel e Juliana.
Grande abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário