Total de visualizações de página

terça-feira, 17 de maio de 2011

Conta de luz vai entrar na era do cartão pré-pago

Opção deve ser regulamentada no 2º semestre; sistema será semelhante ao já existente no celular

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) quer regulamentar, no segundo semestre, a modalidade de conta pré-paga de energia elétrica. A exemplo do que já acontece com os telefones celulares, nesse tipo serviço o consumidor define e paga previamente um valor por um número determinado de créditos. O assunto deverá ser regulamentado depois de passar por consulta pública. 

Segundo a agência, essa modalidade propicia ao consumidor uma melhor gestão do consumo de energia, pela possibilidade de monitoramento do consumo em tempo real. Com isso, o consumidor poderá economizar na conta de luz. O sistema vai informar, por meio de avisos sonoros e luminosos, quando os créditos estiverem próximos de se esgotar. 

A modalidade poderá beneficiar, por exemplo, proprietários de casas de veraneio que atualmente são obrigados a pagar uma taxa mínima mensal, mesmo que o imóvel permaneça fechado durante todo o ano. 

Boa aceitação no exterior 

De acordo com a agência, diversos países, como Reino Unido, Estados Unidos, França, Austrália, Moçambique, África do Sul, Peru, Colômbia e Argentina, já têm a opção de pré-pago na luz. 

Pesquisas realizadas na Colômbia e na Argentina demonstraram grande aceitação e satisfação do consumidor, com índices superiores a 80%, diz a agência. 

No Brasil, a opção já foi adotada, em caráter experimental, pela distribuidora Ampla, do Rio, em 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário