Total de visualizações de página

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Detran alerta para troca preventiva de pneus

 Muitos proprietários trocam os pneus apenas “na última hora”. Especialista aponta que muitos acidentes podem ser evitados
Marcus Wagner
Uma campanha do Detran está alertando motoristas para a necessidade de se trocar os pneus desgastados na hora certa, antes que apresentem um risco à segurança de quem está trafegando no veículo. A mobilização é importante porque muitos acidentes poderiam ser evitados, caso os proprietários dos veículos tivessem esta preocupação. Os profissionais que lidam com este serviço descrevem que é muito comum realizarem serviços de troca quando os pneus já passaram do limite de desgaste tido como máximo para a rodagem.

A campanha do Detran alerta para os detalhes que envolvem a percepção de quando a troca se faz necessária, pois como em qualquer área a prevenção é indispensável. O motorista deve ficar atento a um mostrador na banda externa do pneu chamado de TWI que indica o grau do desgaste. Esse dispositivo possui uma altura inferior à área de rodagem e quando essas duas áreas estão niveladas, é hora de trocar o pneu.

“A parte mais importante do pneu é a manutenção preventiva, a gente tem sempre que ir a uma loja para que um técnico vai recomendar. Uma coisa fácil de entender é que há uma marca específica que avisa que é a hora de trocar”, confirmou o gerente de oficina Diogo Fonseca.

De acordo com as informações do Detran, o trabalho de conscientização é considerado como uma obrigação pelo órgão e ainda tem como meta diminuir a violência no trânsito e preservar a integridade de todos. Nas oficinas, os profissionais já estão sentindo uma melhora na atitude dos motoristas.

“A gente está conseguindo conscientizar, estamos fazendo um trabalho com algumas entidades que estão trabalhando em cima disso para a questão da segurança. Ainda há aqueles que estão com pneus em condições ruins e acham que os pneus estão em condições para rodar e tecnicamente não estão. Os motoristas mais jovens já estão vindo com uma consciência melhor, trabalhando em cima do manual do veículo, que é a parte mais importante. Independente da manutenção que você vai fazer, as informações estão no manual. Eles procuram ainda sempre uma loja especializada para ter uma informação correta”, afirmou Diogo.

O motorista pode optar por recauchutar os pneus, ao invés de comprar novos e diminuir o custo final, mas é necessário ter uma série de cuidados para que o barato não saia caro. Esse procedimento é diferente do que era feito antigamente quando só se cobria a parte superior do pneu e também é necessário que o prestador do serviço seja certificado pelo Inmetro.

Para os motoristas de Teresópolis os cuidados devem ser maiores por conta do clima que muitas vezes acaba deixando a pista molhada e se o pneu não estiver em boas condições o risco é muito grande.

Outro conselho dado pelo gerente da oficina é para quem vai substituir apenas dois pneus. Ele explica que muita gente acaba realizando um procedimento errado por falta de conhecimento: “Na compra de dois pneus caso não precise trocar os quatro, que sempre acontece quando não se faz rodízio, a inversão dos pneus, as pessoas normalmente querem colocar na frente porque é onde gasta mais. Teve uma pesquisa que comprovou que os melhores pneus, mais novos devem ser colocados sempre na traseira por questão de segurança. Sempre que for colocar somente dois, peça a quem for fazer o serviço para colocar na parte de trás porque foi comprovado e realmente faz uma diferença grande no desempenho do carro”.

Quem quiser conferir as dicas do Detran é só acessar o site do órgão e clicar no link da campanha na internet: www.detran.rj.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário