Total de visualizações de página

terça-feira, 17 de maio de 2011

ECO TRANSPORTE & LOGÍSTICA APRESENTA DADOS SOBRE O USO DE DIESEL ‘LIMPO’ PARA ATENDER NOVO PERFIL DA FROTA DE CAMINHÕES DO BRASIL

São Paulo, maio de 2011 - O mercado automotivo de diesel brasileiro já faz projeções para os próximos anos com base na operação para atender o PROCONVE P-7- Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, instituído pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), que exige que a partir de 2013 a oferta de combustível apresente teor reduzido de enxofre para veículos pesados e com  motores mais eficientes. De acordo com pesquisa, divulgada pela Petrobras e pelo Instituto Nacional de Meio Ambiente (IEMA), até 2020, 60% do diesel utilizado no país será o S-10, considerado mais “limpo” e ideal para atender a nova frota de veículos pesados. O diesel S-10 é  menos poluente, pois contém 10 partes por milhão (PPM) de enxofre em sua composição, ao contrário do atual diesel S-1800 com 1800 PPM. De acordo com estimativas do IEMA, até o final da década a frota P7 representará cerca da metade da frota de pesados do país com 2,5 milhões de veículos.
A pesquisa será apresentada durante a primeira edição da ECO Transporte & Logística – Expo&Conference, que acontece 18 a 19 de maio, na FECOMÉRCIO de São Paulo, em palestra sobre o novo perfil da frota brasileira de caminhões “Conheça o Novo Perfil da Frota no Brasil: Mudanças e Tendências Tecnológicas para o Setor nos Próximos Anos”, do gerente de marketing de transporte da Petrobras, Alex Barbosa. Dentre os assuntos abordados, estarão questões como os padrões estabelecidos pelo EURO 5 e a aplicação das normas no país; tecnologias e novos motores eficientes para reduzir a emissão de gases; avanços do mercado brasileiro de carros elétricos e híbridos e reciclagem e renovação da frota. A palestra acontece no dia 18 de março, a partir das 16h30.
O evento, um dos principais fóruns de discussão no segmento de sustentabilidade e transporte na Europa, que teve sua edição de estreia em Paris no último mês de março, durante a Semana Internacional de Transporte e da Logística, é organizado e promovido pela Reed Exhibitions Alcantara Machado e a NTC&Logística. Na oportunidade, também serão discutidos temas como: a relação entre transportes e meio ambiente; tendência mundial de desenvolvimento de políticas sustentáveis; avaliação ambiental, econômica e social dos diferentes modais de transporte (ferroviário rodoviário e portuário); formas de obter maior eficiência logística; sustentabilidade na cadeia de suprimentos e matriz de transportes; gestão sustentável de frota; riscos e oportunidades no setor de transportes e a questão da empregabilidade.

A ECO Transporte & Logística - Expo&Conference conta o patrocínio master da PETROBRAS e apoio da ASLOG e da ÚNICA. Completam a lista de patrocinadores ECO FROTAS (categoria diamante), KEY FRAME (categoria prata) e ANR, SEQTRA, TARGET, FORTAINE e IBERO (categoria bronze).

Nenhum comentário:

Postar um comentário