Total de visualizações de página

sexta-feira, 20 de maio de 2011

A estreia de um empreendedor

Começo hoje uma jornada que espero seja, além de duradora, proveitosa para todos que acompanharem as publicações de meus artigos aqui no site da Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

Falaremos sobre empreendedorismo sob a ótica das novas iniciativas e da inovação. Neste caldeirão borbulhante que é o mundo dos negócios, receitas são inventadas, testadas e experimentadas. Algumas são aprovadas com louvor, outras necessitam de alguns ajustes e tantas são rejeitadas. É nesse caldo de erros e acertos que se moldam os empreendedores.

Trarei todos os meses informações, cases e discussões acerca do empreendedorismo no Brasil. Acredito que a base do empreender é a inventividade, mesclada com o gosto de arriscar o novo. A inovação com foco no desenvolvimento do ambiente de negócios é também um fator determinante. Empreendedorismo e desenvolvimento estão intrinsecamente ligados.

Vejo que os brasileiros estão deixando de ser empreendedores apenas por necessidade, como acontecia tempos atrás, para se tornarem empreendedores por oportunidade. Temos, diferentemente de outros países emergentes, um ambiente jurídico e avançado e uma capacidade ímpar de empreender.

No entanto, temos ainda muito que avançar. Precisamos de mais apoio à micro e pequena empresa, necessitamos de investimentos maciços e contínuos na educação, seja ela de nível técnico ou acadêmico, clamamos por uma tributação menos onerosa e mais justa e aguardamos a modernização das leis trabalhistas.

Todas essas questões e tantas outras serão expostas nesta coluna. Participar do debate sobre o empreendedorismo no Brasil, sobre o surgimento de novas lideranças e sobre inovação é algo que me traz imensa satisfação e renovação.

Nesta minha trajetória como empresário e administrador conheci inúmeras iniciativas de negócios capitaneadas por brasileiros inovadores e dedicados. Alguns com anos de estrada, outros com pouca experiência, mas todos, como eu, repletos de vontade de contribuir para o desenvolvimento do nosso país.

*André Martins é presidente da VB Serviços e do JLIDE e sócio do Ponto de Contato e Filmland

Nenhum comentário:

Postar um comentário