Total de visualizações de página

domingo, 8 de maio de 2011

A importância da supervisão adulta para o empreendedor

Hoje revelarei 2 coisas que provavelmente você não sabe:
  1. A Empreendemia tem 2 conselheiros, Alexandre Neves (CEO da Kaizen) e Pablo Cavalcanti (CEO da Inmetrics)
  2. O Rei Leão é um dos meus filmes preferidos
Ontem tivemos uma reunião de conselho e resumindo, o que eles nos disseram foi “Simba, seu reino vai até onde o sol toca. Porém, um cemitério de elefantes não é lugar para crianças”.
Se você ainda não tem conselheiros e mentores, confira as principais vantagens de ter supervisão de um adulto na selva empreendedora.
“Quero ser que nem ele quando eu crescer!”
Adultos te ajudam a focar no que é importanteO mais divertido das nossas reuniões de conselho é a empolgação que temos ao apresentar diversos resultados, depoimentos de clientes felizes, impacto na sociedade, etc. e a resposta deles ser “Tá bom. Tá bom. E as vendas?”.
Lógico que eles valorizam nossos avanços e nos dão apoio, mas a questão é que como uma organização com fins lucrativos, o fim é o lucro. Todo o resto é um meio para alcançar o lucro.
Fica então a reflexão, todas suas iniciativas são muito bacanas, mas elas têm trazido os resultados que você esperava?
Hakuna Matata não existe na vida realNa medida do possível, somos extremamente realistas com nosso planejamento. Porém, uma visão externa ajuda a mostrar que é possível morrer na praia e isso nos força a pensar em formas de evitar isso.
Assim como o vinho, uma dose periódica de realidade faz muito bem ao coração do empreendedor.
A maioria das limitações não existe na vida realPor outro lado, muitas coisas que pensamos ser impossíveis ou dificílimas, eles simplesmente falam “Monta o projeto que a gente dá um jeito”.
Essa ideia é bem representada por uma excelente frase de Henry Ford:
Se você pensa que pode, ou que não pode, de qualquer maneira você está certo
Conclusão: Ouça quem já esteve por “lá”Digamos que você esteja planejando uma viagem. Sua primeira ação é conversar com conhecidos que já estiveram lá, certo? O mesmo vale para uma viagem pela selva empreendedora.
Se eu pudesse dar apenas uma dica sobre como desenvolver as características do empreendedor, ela seria: Aprenda o máximo possível com empreendedores mais experientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário