Total de visualizações de página

quinta-feira, 26 de maio de 2011

O primeiro planejamento que sua empresa precisa fazer

A primeira coisa que vem à cabeça quando pensamos em abrir uma empresa é “escrever o plano de negócios”. No nosso caso, fizemos exatamente isso. A única questão é que nosso primeiro plano de negócios só tinha 1 página e foi feito em uma tarde.
Conforme trabalhávamos, aí sim melhoramos o plano, que só virou um documento formal de 20 páginas depois de quase 1 ano de empresa.
A grande lição é que você precisa começar a pesquisar e trabalhar o mais rápido o possível, o plano vai sendo escrito aos poucos. Não gaste tempo demais escrevendo o documento antes de começar a trabalhar.
A importância do plano de negócios
Saiba em qual direção levar sua empresa
O primeiro dia de trabalho na Empreendemia
Nosso primeiro dia de trabalho produziu 2 documentos, confira nossa visão na época:
Não espere as respostas caírem do céu
No 2o dia de trabalho começamos a colocar em prática as ações definidas no 1o dia e a testar nossas hipóteses. Impressionante como quanto mais trabalhávamos, melhor nosso plano ficava.
Planejar é fundamental, mas não fique esperando as respostas aparecerem. Simplesmente levante algumas hipóteses e converse com as pessoas para ver se elas fazem sentido.
A pior coisa que você pode fazer é gastar meses em um plano de negócios que não tem absolutamente nenhum tipo de contato com o mundo real. Saia do lugar!
No início uma apresentação é a coisa mais importante do seu plano
Como já falamos no artigo O documento mais importante para começar sua empresa, é muito mais fácil alterar uma apresentação do que um documento completo. Enquanto você ainda não tem nada, registre seu nada em formato de apresentação e mostre-a para o maior número possível de pessoas.
Conforme essas pessoas te dão feedbacks, seu projeto irá melhorar e daí sim vale a pena escrever um plano completo.
Lições aprendidas depois de 1 ano e meio da primeira versão do plano
Além de matar a saudade do nosso primeiro plano, a ideia é passar algumas lições que normalmente não são encontradas nos livros.
  • Escreva o plano pelas razões corretas
  • O plano de negócios não precisa ser extremamente longo e complexo
  • Saiba que o plano será alterado constantemente
  • Tenha consciência de que o plano conterá informações imprecisas
  • Existem modelos disponíveis, mas não se prenda a eles
Para se aprofundar em cada lição, vale a pena conferir o artigo Conceitos fundamentais que você precisa saber sobre plano de negócios, que escrevemos no Portal Santander Empreendedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário