Total de visualizações de página

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Taxas médias de juros sobem pela 3º vez no ano, diz Anefac

SÃO PAULO – As taxas de juros cobradas em operações de crédito para consumidores e empresas subiram em abril ante março, de acordo com levantamento divulgado hoje pela Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). Segundo a instituição, este é o terceiro aumento mensal do ano e o segundo consecutivo.
O juro médio para pessoas físicas teve alta de 0,03 ponto porcentual, passando de 6,78% ao mês em março para 6,81% ao mês em abril. A pesquisa mostra que os juros médios do cheque especial tiveram um aumento de 0,19 ponto porcentual, de 7,78% ao mês em março para 7,97% ao mês em abril. No mesmo período, os juros cobrados pelo empréstimo pessoal bancário subiram 0,02 ponto porcentual, de 4,68% ao mês em março para 4,70% ao mês em abril. Já a taxa média do cartão de crédito se manteve em 10,69% ao mês.
A taxa média para empresas avançou 0,04 ponto porcentual, de 3,92% ao mês em março para 3,96% ao mês em abril. Segundo a Anefac, esta é a maior taxa média de juros para empresas desde agosto de 2009.
“Estas elevações podem ser atribuídas a todas as medidas que vêm sendo implementadas pelo Banco Central para frear o consumo interno e reduzir a inflação”, afirma a Anefac, em nota. Entre as medidas, a entidade cita o aumento dos depósitos compulsórios e a alta da Selic (a taxa básica de juros da economia). A Anefac também estima que as taxas de juros voltarão a ser elevadas nos próximos meses, em razão dos efeitos das medidas já adotadas pelo governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário