Total de visualizações de página

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Transportes Gralha Azul do Brasil é certificada pelo SASSMAQ pela quarta vez consecutiva


Frota hoje é composta por cerca de 200 caminhões Foto: Divulgação
Compromisso com a qualidade mantém a empresa há seis anos nos moldes da ABIQUIM, que credencia para o transporte de cargas perigosas. Certificação deste ano é válida até 2013

A certificação consecutiva no Sistema de Avaliação da Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade (SASSMAQ) está colocando a empresa Transportes Gralha Azul do Brasil Ltda (TGA) em uma posição privilegiada: neste ano já é a 4ª certificação que credencia a empresa para o transporte de cargas perigosas - um ramo de atividade que exige planejamento, políticas de segurança e um elaborado sistema organizacional.
A boa notícia foi divulgada na última semana, após a auditoria realizada pela empresa ABS Group, que recomendou a recertificação, com dois anos de validade. Já são ao todo seis anos consecutivos de certificação, resultado do modelo de gestão e seu constante aprimoramento. Com a nova certificação, serão oito anos consecutivos. Uma marca que faz jus à trajetória de expansão e qualidade a que a empresa se propõe, já que ela foi uma das dez primeiras a receber a certificação em todo o Estado do Paraná.
O SASSMAQ analisa 699 itens, divididos em mandatórios (no qual a empresa deve cumprir 100%), específicos da indústria química (70%) e desejáveis (que tem porcentagem livre, portanto não obrigatórios), nos quesitos Gestão e Rodoviário. Obedecidos os itens, conforme as determinações da Associação Brasileira de Indústria Química (ABIQUIM), a empresa então é recomendada para certificação. Na avaliação final, a TGA obteve aprovação de 100% dos itens mandatórios, 99,1% dos itens específicos e 94,5% dos desejáveis.
O auditor Ivanildo Silveira explica que o SASSMAQ foi criado pela ABIQUIM para garantir uma gestão segura e que apenas as empresas certificadas pelo sistema são credenciadas para o transporte de cargas perigosas. “É um método de avaliação que mede a melhoria contínua da empresa no que diz respeito ao sistema de gestão. São avaliadas ao todo seis áreas: gerenciamento; saúde, segurança e meio ambiente; equipamentos; planejamento das operações; e segurança patrimonial e confidencialidade”, explicou.
A auditoria ocorreu entre os dias 13 e 15 de junho, e compreendeu a análise de documentos e da estrutura física; entrevista com motoristas; verificação de instruções, práticas, procedimentos e instalações; inspeção de equipamentos; análise da gestão de resíduos; contratações e treinamentos.

Compromisso pela qualidade
Diante dos resultados, o diretor-geral da empresa, Luiz José Tolardo, atribui o comprometimento da equipe, a busca contínua pela qualidade e o bom relacionamento com fornecedores e clientes como fatores decisivos para os avanços da TGA. “Estamos no caminho certo. É uma dedicação constante pela busca da excelência. Há seis anos iniciamos um plano de reengenharia, para disputar o mercado, conquistar novos clientes e se adaptar às necessidades do ramo. A SASSMAQ foi uma dessas necessidades: uma certificação que permite transportar cargas multimodais, incluindo a área química, que demanda ações preventivas e exigências particulares”, explicou.

21 anos

Em maio, a empresa chegou aos 21 anos de fundação com conquistas significativas. A TGA conta hoje com duas filiais no Estado de São Paulo, uma em Gravataí (RS), uma em Caxias do Sul (RS) e outra em Betim (MG). A matriz, localizada em Quatro Barras, concentra os setores administrativo, comercial e controladoria, dispondo de 47 mil metros quadrados de área, e frota com cerca de 200 caminhões - todos monitorados com sistema de rastreamento.
Atuante no segmento do transporte de cargas multimodais, que incluem produtos químicos, industriais, automotivos, metal mecânicos, siderúrgicos, têxteis e cargas líquidas, a empresa vem investindo em novas tecnologias e pessoal. Hoje, a TGA detém um quadro com 300 funcionários. Os sócios fundadores Luiz José Tolardo e Loreno Bernardo Tolardo falam sobre a trajetória durante os mais de vinte anos.
“Sempre tivemos a preocupação de acompanhar as evoluções do mercado e principalmente primar pela qualidade dos serviços, sem esquecer que o que move um negócio é o comprometimento com o trabalho. As parcerias e o bom relacionamento com funcionários, motoristas, colaboradores, diretoria, gerentes, clientes e fornecedores foi determinante para a evolução da empresa. Queremos agradecer a todos, que são os protagonistas deste sucesso”, disse Luiz.
Loreno Tolardo, como prefeito municipal, também parabenizou os resultados obtidos. “É um motivo de satisfação acompanhar a trajetória de expansão da empresa, assim como todas as demais que estão instaladas no município, que geram desenvolvimento, empregos, renda e fortalecem o setor industrial. Como prefeito, é realmente motivo de alegria acompanhar esta fase pujante de progresso”, afirmou Tolardo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário