Total de visualizações de página

domingo, 10 de julho de 2011

Plano de Marketing passo a passo

O Plano de Marketing é um processo criativo que coordena pessoas, recursos financeiros e materiais, cujo foco central é satisfazer plenamente o consumidor, e gerar resultados positivos para a empresa e a sociedade. A inspiração é a grande sacada da criatividade, mas é somente com a transpiração que você será capaz de transformar o sonho em realidade, ou seja; com muito suor e dedicação se elabora um plano de marketing detalhado e eficaz.

O Plano de Marketing em 4 Partes:

Parte 1: OPORTUNIDADE. Análise da Situação e Objetivos.
Análise da situação nova que oferece uma oportunidade convincente para a empresa ultrapassar seus objetivos de rotina. Na análise da situação, explica-se a posição da empresa com relação a seus concorrentes, e com o lançamento ou relançamento do produto em questão. É essencial começar a descrição da situação a partir de um nível macroeconômico, detalhando acerca do clima econômico, político e social do país. A partir daí, você descreve por que este contexto oferece uma oportunidade para a sua empresa. Indicar se a empresa está localizada em mercados estratégicos e áreas de interesse.

Quais são os objetivos de marketing?
Os objetivos precisam ser quantificados, monitorados permanentemente, e devem ser claramente correlacionados com um prazo específico. Um objetivo é algo que se quer alcançar em determinado período. Metas são partes de um objetivo, tanto em termos da tarefa em si quanto do prazo de realização.

Por exemplo; enquanto um objetivo pode ser atingir 20% de participação de mercado em 3 anos, as metas decorrentes podem ser: alcançar 5% de participação de mercado no final do primeiro ano, e alcançar 15% ao final do segundo ano.

São exemplos de objetivos de marketing: aumentar o volume financeiro de vendas, aumentar o percentual de participação de mercado, alavancar 20% de participação de mercado em 3 anos, aumentar 10% as vendas do produto (X) ao longo de três anos, aumentar o índice de lembrança da marca de 20% para 35% em 3 anos. O foco é sempre na participação de mercado, volume de vendas e lucro.

Parte 2: MARKETING ESTRATÉGICO 
Análise do consumidor;  Identifica-se o papel do consumidor, desejos e necessidades, hábitos de uso e os papéis de compra. O consumidor é uma organização ou pessoa física? Qual o seu perfil pessoal e psicológico? O que o consumidor mais gosta do produto? Por que o consumidor consome o produto? Como o consumidor compra? E quanto ele compra?

Análise de mercado;  Estudo do tamanho do mercado. Qual o tamanho do mercado em termos de volume físico de vendas?

Estágio da demanda: introdutório, crescente, maduro ou declinante.

Sazonalidade: em que épocas do ano as vendas são maiores? E qual a variação percentual de volume nos períodos de sazonalidade?

Segmentação de mercado: quais os segmentos existentes no mercado e que novo segmento se pretende criar, no caso de lançamento de produto inovador.

Análise de posicionamento do produto. É o modo como o consumidor percebe o produto, a informação que fica na mente das pessoas. A marca na mente de seu público-alvo. São os aspectos diferenciais com relação à concorrência; pode ser um produto bom, bonito e barato.

Aspectos Legais, quais os requisitos legais necessários para a comercialização, industrialização e fixação dos preços. O código de defesa do consumidor e os órgãos governamentais responsáveis.

Parte 3: Marketing Tático
Análise e formulação dos 4 P's - mix de marketing.

P= Produto. O ciclo de vida, marca, design, embalagem, rótulo, característica, qualidade, cores, garantia, formas de uso, desenvolvimento, pesquisa e inovação.
P= Ponto. Quais os canais de distribuição, a logística de mercado, localização, transporte, estoques e armazenagem.
P= Preço. Análise do preço com relação à concorrência, cálculo dos custos fixos e variáveis, margens de comercialização, descontos, condições de financiamento, estrutura de custos e pesquisas previstas.
P= Promoção. É a comunicação do produto para o mercado, por meio da propaganda, publicidade, promoção de vendas, relações públicas, merchandising, venda pessoal, eventos de lançamento, marketing direto, marketing digital, redes sociais, e endomarketing.

Parte 4: AÇÃO E CONTROLE - Resultados financeiros.
Elabora-se o relatório de projeções financeiras para os próximos 6 meses, 2 anos; demonstração de lucros e perdas e a análise do retorno sobre o investimento. Analisa também os pontos fortes e pontos fracos do ambiente interno da empresa, e as oportunidades e ameaças do ambiente externo.

Finaliza com um plano de ação, uma programação, ou seja; uma listagem de todas as ações principais com suas datas-limites e determinação dos responsáveis, a formação da equipe de pessoas.

Fonte: Administradores.com

Comentários
BUSCA RSS
Somente usuários registrados podem comentar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário