Total de visualizações de página

sábado, 26 de novembro de 2011

Gestão de Frotas - uma decisão inteligente

Sempre quando o assunto é "frota de veículos", inicialmente vem a nossa mente: um pátio cheio de veículos a espera de seus condutores.

Realmente essa é a primeira imagem que temos, mas o número de processos que ocorrem para que esses veículos estejam ali prontinhos, vai muito além da nossa imaginação.

Uma frota começa a partir da compra do primeiro veículo. Daí, será necessário a regularização dos documentos para que esse veículo possa transitar livremente pelas ruas. Essa documentação abrange, tanto a certidão de nascimento do veículo (CRLV - Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) quanto a autorização para se transitar nas vias públicas (IPVA - Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).

Você poderá optar em providenciar essa documentação por si próprio ou contratar uma empresa (Despachante) para que ela possa te representar diante do DETRAN, orgão público responsável pela liberação desses documentos.

Anúncios Google

Com o veículo regularizado, você deverá manter o controle das revisões e manutenções, sejam elas preventivas ou corretivas. Esse é um ponto de extrema importância, pois se você quer evitar o desgaste prematuro de peças, garantir a segurança do seu funcionário e principalmente, ter uma maior economia no consumo de gasolina e na troca de peças, você deve dar muita atenção às manutenções.

Um outro processo que envolve uma frota de veículos, é o controle da Inspeção Ambiental. Hoje em dia, está crescendo a preocupação com relação aos fatores que prejudicam o meio ambiente. As empresas estão investindo cada vez mais para diminuirem os poluentes que prejudicam a saúde.

Com o aumento da frota de veículos em todo o Brasil, o monóxido de carbono liberado na atmosfera pelos veículos, aumentou consideravelmente. Por esse motivo, algumas cidades já adotaram como tarefa obrigatória, a chamada Inspeção Ambiental para todos os veículos em circulação. Se na sua cidade ainda não é obrigatório essa inspeção (anual), brevemente isso poderá ocorrer, pois a cada dia, mais cidades estão aderindo a esse procedimento.

Resumindo, para se ter o controle de todos esses processos, tem que existir uma boa gestão da frota. Se para um veículo, você deve ter muita atenção a esses detalhes, imagine uma frota de 50, 100, 500 ou mais de 1000 veículos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário