Total de visualizações de página

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Missão, Visão, Estratégia e Táticas

Todo início de ano é aconselhável a realização de uma profunda reflexão sobre o futuro da nossa organização. Qual é o futuro desejado para os seus negócios e o que fazer para alcançá-lo? Caso você não tenha uma resposta adequada a essa questão, melhor fazer uma avaliação da Missão, Visão, Estratégia e Táticas para entender o que precisa ser feito para dar uma direção mais efetiva aos seus negócios e depois encarar o desafio de implementá-la.

De uma forma bem breve o que você precisa saber:
Missão: Qual o motivo inspirador e desafiante para continuar o seu negócio.
Visão: O que você deseja para sua organização em 5 ou 10 anos.
Estratégia: O que você vai fazer para alcançar sua visão e desempenhar a missão com sucesso.
Táticas: Como você vai conseguir desenvolver a sua missão e estratégia bem como quando e quanto vai custar a implementação.
A missão é o seu desafio diário para manter vivo o seu negocio. A visão é o sonho do que você quer para a sua organização. Sua estratégia é o plano, em grande escala, que você deverá seguir para fazer a missão e o sonho acontecerem. Suas táticas são as ações específicas que você terá de seguir para implementar o plano.
Você deve iniciar esse processo com a declaração da Missão e da Visão. Em seguida desenvolva a Estratégia para desenvolver a Missão e chegar à Visão. Quando tiver decidido sobre a estratégia, planeje as Táticas (plano de ação) para atender a estratégia.
Missão
Segundo Peter Drucker, “Uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz; ela se define pela sua missão. Somente uma definição clara da missão é razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa.”
O grande especialista em marketing Philip Kotler completa de forma magnífica esse conceito afirmando que “Uma missão bem difundida desenvolve nos funcionários um senso comum de oportunidade, direção, significância e realização. Uma missão bem explícita atua como uma mão invisível que guia os funcionários para um trabalho independente, mas coletivo, na direção da realização dos potenciais da empresa.”
Veja a seguir um bom exemplo de declaração da Missão pela GM: “Fornecer produtos e serviços de tal qualidade que nossos clientes sintam que receberam mais pelo que pagaram, nossos empregados e parceiros de negócios se beneficiem de nosso êxito e os nossos acionistas tenham maior retorno do seu investimento.”
Visão
A visão é uma idéia predominante do que a organização pretende ser nos próximos anos. Muitas vezes, ela reflete o sonho do fundador ou líder. A declaração de visão é uma imagem da sua empresa no futuro. A declaração da visão é a sua inspiração e de toda a equipe e a base para todo o seu planejamento estratégico.
A declaração da Visão de uma empresa pode ser, por exemplo: “Dentro dos próximos cinco anos, a empresa XYZ vai se tornar um fornecedor líder de software de gestão para pequenas empresas, fornecendo softwares customizados para as sua necessidades”. A visão deve ser suficientemente clara e concisa para que todos na organização entendam a sua importância.
Estratégia
Sua estratégia é um ou mais planos que você usará para alcançar sua visão. Para ser o “fornecedor líder de software de gestão para pequenas empresas” você pode ter que decidir se a melhor estratégia para atingir esse objetivo estratégico, é comprar outros concorrentes ou crescer de forma orgânica ou uma combinação das duas. Uma estratégia deve estar voltada para dentro da organização e também para fora, com foco nos competidores, no meio ambiente e no clima dos negócios.
Tática
Suas táticas são as ações ou atividades específicas, programas e projetos que você usará para cumprir a implementação de uma estratégia de sucesso. Um plano de ação tem três elementos principais: (1) As tarefas específicas: o que será feito e por quem. (2) Cronograma: quando é que essas tarefas serão realizadas. (3) A alocação de recursos: quais os recursos disponíveis para o desenvolvimento das atividades. Se você tiver mais de uma estratégia que você vai ter táticas diferentes para cada um.
Flexibilidade X Rigor
O ambiente externo onde está inserida sua empresa muda. Você precisa mudar com ele ou a frente dele. No entanto, com relação à missão, visão, estratégia e táticas, você precisa de alguma flexibilidade e algum rigor. Agarre-se a sua visão. Não permita que ela seja fustigada pelos ventos de mudança. Sua visão deve ser a âncora que sustenta todo o conjunto estratégico da empresas.
A Estratégia é um plano de longo prazo, por isso talvez seja necessário alterá-lo em resposta a mudanças internas ou externas, mas essas mudanças só devem acontecer após muita reflexão. Mudanças na estratégia também não devem acontecer até que você tenha uma nova para substituir a antiga. Táticas são mais flexíveis. Se alguma tática não está funcionando, proceda os ajustes necessários e tente novamente.
Seja para um departamento ou toda a empresa, uma empresa multinacional ou uma pequena empresa, missão, visão, estratégia e táticas são essenciais. Desenvolva primeiro a missão, em seguida a visão e agarre-se nela. Desenhe uma estratégia para alcançar a sua visão e realize as mudanças necessárias para atender às mudanças internas ou externas. Crie táticas flexíveis que permitam cumprir sua estratégia de sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário